Meditação durante a gravidez

Meditação durante a gravidez

Agora que você está grávida, vale a pena considerar praticar a meditação, mesmo que você não tenha feito isso antes. Além dos inúmeros benefícios que traz para a sua saúde e para o seu bebê, esta prática não tem efeitos colaterais ou resultados negativos durante a gravidez.

Meditação durante a gravidez

Meditação durante a gravidez

Agora que você está grávida, vale a pena considerar praticar a meditação, mesmo que você não tenha feito isso antes. Além dos inúmeros benefícios que traz para a sua saúde e para o seu bebê, esta prática não tem efeitos colaterais ou resultados negativos durante a gravidez.

Mas eu não quero que nada mude!

A gravidez não é mais que um momento de imensa mudança. As mudanças na forma e no comportamento do corpo são as mais óbvias, assim como mudanças de humor e sensação de perda de controle, especialmente durante o parto e o nascimento. A meditação durante a gravidez pode ajudar a manter o controle e aumentar a força física e emocional.

Submeter-se às mudanças pode ser imensamente difícil para algumas mulheres, mais do que para outras. Para aquelas que estão acostumadas a ter controle de si mesmas, sua profissão e antecipar os resultados, ter um bebê pode criar desafios únicos.

A meditação pode ajudar a criar um oásis pacífico de calma interior e concentração quando os sentimentos de tensão aparecem.

Mas não tenho tempo para meditar

Dê tempo para a meditação. Em nossas vidas ocupadas, sempre há algo a fazer, uma reunião ou um prazo para cumprir, dar prioridade à meditação e outros aspectos do autocuidado, é vital para obter tantos benefícios quanto possível.

Um dos muitos benefícios da meditação durante a gravidez é que você não precisa ser um especialista. Em um mundo competitivo, todos podemos ser culpados de evitar situações em que talvez não se sintam perfeitos. No entanto, na meditação ninguém julgará seu desempenho.

Se você se sentir mais calma e pacífica após uma sessão, então você terá colhido os benefícios da meditação e, provavelmente, seu entusiasmo terá um efeito contagioso sobre aqueles que estão perto de você.

Afinal, o que é a meditação?

Há muitas definições para o termo meditação, mas essencialmente significa parar todas as atividades físicas e se concentrar na respiração e em nossos próprios sentidos, é criar uma sensação de calma e saciedade, é sentir que você está "no momento certo". Esses são os objetivos da meditação.

Outro aspecto da meditação é concentrar-se na respiração. Ao inalar e expirar, visualizar como o ar entra e sai dos pulmões pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e trazer benefícios significativos a todos os sistemas do corpo.

Benefícios da meditação durante a gravidez para as mães

Isso cria sentimentos de paz, calma e tranquilidade.

Descanso físico e emocional. A meditação durante a gravidez pode ajudar com a insônia, melhorando a duração e a qualidade do sono.

Isso cria consciência mental, corporal e espiritual.

A meditação durante a gravidez relaxa a mente e o corpo e, para alguns, o espírito.

Oferece benefícios fisiológicos, como baixar a pressão sanguínea, reduzir a frequência cardíaca, melhorar a circulação e aumentar a oxigenação.

Recarga os níveis de energia. Isto é especialmente benéfico para as mulheres grávidas que trabalham e / ou têm que cuidar de outras crianças.

Criação de tempo pessoal. Devido à família e ao trabalho, pode ser muito difícil encontrar tempo para nós mesmos e isso pode criar sentimentos de ressentimento quando sentimos que damos muito sem receber nada.

Se você praticar meditação junto com ioga, Pilates ou outro exercício pode haver menos risco de precisar de um parto assistido.

Meditar durante a gravidez ajuda a lidar com mudanças de humor causadas por alterações hormonais. Se você se sentir um pouco reativa, encontrar alguma paz interior através da meditação irá ajudá-la a sentir que você não perdeu o controle de sua mente.

­­­­­­­­A meditação pode ajudar a estimular o sistema imunológico. Evitar ficar doente sempre será útil, especialmente durante a gravidez.

As endorfinas são os hormônios naturais da felicidade e também ajudam a reduzir a dor física. A meditação pode ajudar a aumentar os níveis de endorfinas para ajudá-la com as dores de parto.

Meditação durante o primeiro trimestre

Este é um momento em que os primeiros sintomas da gravidez podem sobrecarregar até mulher mais forte. Náuseas, indigestão e mudanças na frequência urinária fazem de um sono profundo e repousante uma memória distante e, literalmente, algo que só pode ser um sonho. Portanto, ter a oportunidade de relaxar profundamente através da meditação pode ser uma alternativa bem-vinda quando a sua realidade não é algo invejável.

Tente visualizar a seu bebê crescendo e formando seus órgãos, você já pode sentir uma conexão emocional com seu bebê. Olhe a meditação como uma oportunidade para se comunicar com seu pequeno.

Durante estes três meses, os sentidos do seu bebé se desenvolveram, incluindo os ouvidos e o sistema auditivo. Portanto, ouvir música ou cantar para o seu bebê não será um desperdício.

Meditação durante o segundo trimestre

Este é o momento de brilhar para muitas mulheres grávidas. Os dias de náusea e exaustão passaram e você provavelmente se sentirá muito mais positiva.

Use este tempo para visualizar o crescimento, o ganho de peso e os movimentos do seu bebê. Imagine o seu rosto, imagine sua experiência em sua barriga, coloque suas mãos na barriga e tente senti-lo, fale calmamente com o bebê ou mande pequenas mensagens mentais.

Este é o trimestre em que, pela primeira vez, você sentirá a seu bebê em movimento. Para as mulheres que já tiveram um bebê, isso acontecerá por volta da semana 15 e, para as que são mães pela primeira vez, isso pode acontecer por volta da semana 18.

Meditação durante o terceiro trimestre

Crie um berçário confortável com almofadas que proporcionem o suporte que seu corpo precisa. Visualize seu bebê tentando encontrar uma posição igualmente confortável em um útero que se torna cada vez mais limitado, em breve essa casa aquosa será muito pequena para ele.

Se você sente que está cada vez mais incômoda, visualize um momento e um lugar onde seu corpo não sinta pressão, dor ou tensão. Fale com seu bebê e sinta como ele responde à sua voz.

Pressione suavemente a sua barriga e comunique-se através dos dedos e das palmas das mãos. Pense sobre o nascimento de seu bebê e como você espera que seja.

Com cada inalação visualize sua força, a luz e a sensação de calma, durante o trabalho de parto, você deverá acudir ao que praticou. Para mais informações sobre o trabalho do parto consulte aqui.

Dicas para meditação durante a gravidez

Encontre uma posição, sentada ou deitada, que seja confortável para você. Primeiro, certifique-se de ir ao banheiro e de beber água, não há nada como o desconforto físico para impedir uma sessão de meditação.

Desconecte-se e coloque seu telefone celular em modo avião. Este é um tempo apenas para você e seu bebê, o resto do mundo terá que seguir sem você durante a próxima meia hora.

Tente reservar esse tempo todos os dias na mesma hora. Isso a ajudará a manter um padrão regular e evitar que outras tarefas se envolvam e tomem seu espaço.

Encontre um lugar tranquilo e livre de distração. Estabeleça uma área de descanso ou um lugar onde você possa deitar-se e ficar muito confortável. Lembre-se, o objetivo da meditação não é dormir, mas alcançar um estado de relaxamento profundo e paz.

Certifique-se de que o local escolhido esteja bem ventilado e a uma temperatura confortável, é improvável que você consiga todos os benefícios se você estiver tremendo ou suando.

Experimente diferentes posturas quando estiver deitada ou sentada, você perceberá que algumas posições são melhores do que outras, dependendo do estágio de sua gravidez e seus sintomas.

Certifique-se de que seu lugar de meditação esteja longe de distrações, como televisão, rádio, computadores e telefones. Isso é muito importante para não ser interrompida.

Seja paciente quando estiver aprendendo a meditar. Como qualquer coisa nova, acostumar-se a isso, pode levar algumas semanas.

Não tente afastar todos os pensamentos em sua mente, se eles retornarem, deixe-os entrar em sua consciência e deixe-os sair com a mesma facilidade. Divagar sobre preocupações só criará mais tensão e estresse.

Não sinta que você deve explicar isso para sua família e amigos. Algumas pessoas são receptivas com a meditação e outros a veem como um sonho hippie, "As pessoas que se preocupam por você, não precisam de explicações e aqueles que não o fazem, não importam", então faça o que você acha que é certo para você e seu bebê.

Considere meditar com uma amiga ou talvez outra mulher grávida. Vocês podem procurar um tutor de meditação ou um médico para orientar e dividir o custo.

Sentir que você está em um estado de relaxamento pode demorar algum tempo, então não se estresse, a prática faz ao mestre, apegue-se a isso!

É possível que quando você estiver meditando, você sinta que seu bebê está se movendo. Em um dia agitado, esta pode ser a primeira vez que você está realmente consciente dos movimentos do seu bebê, coloque sua mão no estômago e tente sentir a conexão entre seu cérebro, sua mão e seu bebê.

Feche seus olhos durante suas sessões de meditação, isso ajudará a bloquear qualquer estímulo externo e minimizar as distrações.

Considere baixar aplicativos de yoga ou comprar CDs ou DVDs, coloque seus fones de ouvido e siga as instruções.

Evite meditar depois de uma grande refeição, é provável que você durma, Da mesma forma, evite meditar quando está cansada demais, com fome ou com sede ou distraída por algo urgente.

Em geral, seja positiva sobre os benefícios da meditação. Se você nunca fez isso antes, considere como uma experiência.

A meditação durante a gravidez só pode trazer benefícios para você e seu bebê, dê uma oportunidade!

Este artigo foi escrito por Jane Barry, parteira, enfermeira de saúde infantil, consultora de criança freelance.

Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.