Varicela durante a gravidez
Varicela durante a gravidez
Trata-se de uma infecção que durante a gestação pode ocasionar complicações graves tanto na mãe como no recém-nascido. Há anos existe uma vacina que pode evitá-la.
A catapora é uma infecção típica da infância, altamente contagiosa e que só pode ser contraída uma vez na vida. Calcula-se que menos de 10% das pessoas chegam a idade adulta sem tê-la contraído. Se você não se lembra de ter tido essa infecção, pode verificar por meio de um exame de sangue.
O contágio
A catapora pode interferir no progresso normal da gravidez, o que representa um risco de complicações para a grávida e o recém-nascido. Nas primeiras 20 semanas de gestação, existe um risco de 1 a 2% de que ocorram mal formações congênitas. No peri-parto (cinco dias antes e dois depois do parto), a catapora, quando não tratada, pode ser responsável por um quadro grave no recém-nascido.
Quando uma mulher grávida entra em contato com alguém com catapora, se deve estabelecer seu estado imunológico diante desta infecção, o que representa uma urgência médica. As grávidas suscetíveis, principalmente na primeira metade de gestação, e os recém-nascidos, cuja mãe tenham tido catapora no peri-parto, devem receber gamaglobulina endovenosa dentro dos primeiros dias após o contato para evitar a doença.
Se o contato do recém-nascido é com alguma pessoa com catapora (um irmão, por exemplo), o estado imunológico materno prevê o risco do bebê. Se a mãe teve catapora, o pequeno estará protegido graças aos anticorpos que foram transferidos durante a gestação, e não será necessário tomar nenhuma medida preventiva especial.
A vacina
Há mais de 10 anos existe uma vacina contra a catapora, elaborada com o vírus vivo corrigido, que pode evitar muitas complicações. Antes da gravidez, é importante que a mulher conheça seu quadro de imunidade diante da catapora. As que são suscetíveis devem vacinar-se pelo menos uma vez antes de engravidarem.
A vacinação das pessoas próximas e suscetiveis é a forma mais eficaz de proteção. Se a grávida vive com alguém com possibilidades de contrair catapora, essa pessoa também deverá vacinar-se antes que o bebê nasça, ou antes de ter alta do hospital. Essa vacina é considerada segura, inclusive para as mães que estão amamentando.
Semana 41
Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.
Semana 41
Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.
Quando isso vai acabar?
Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.
As mudanças físicas desta semana
- Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
- É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
- Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
- Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.
As mudanças emocionais desta semana
- Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
- Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
- Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
- Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
- Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.
Mudanças do seu bebê esta semana
- Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
- Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.