O bebê recém-nascido e a respiração

O bebê recém-nascido e a respiração

Se prestar atenção à respiração do seu bebê, poderá descobrir que o que está acontecendo e o que ele espera que você faça. No caso de ter um ritmo acelerado, certamente há um motivo, mas também há formas de normalizar.

Uma das grandes necessidades do seu bebê recém-nascido é o oxigênio. Claro que todos nós o necessitamos, porém já deve ter notado que quando o pequeno chora ou não consegue dormir, sua respiração costumar a mudar de ritmo. Respirar é uma tarefa nova e não tão fácil para ele. O bom é que você pode ajudá-lo.

As alterações na respiração do bebê expressam, para uma mamãe que quer ouvir, aquilo o que está sentindo e também o que está necessitando. Se estiver temeroso, perceberá que respira em intervalos curtos. Em compensação, se estiver com raiva, altera o ritmo da respiração com gritos e choro no meio.

Como acalmar o seu bebé?

 

Uma ótima maneira de o acalmar qualquer que seja o incômodo é ajuda-lo a recuperar sua respiração normal. Para isso, é recomendável que o leve a um lugar tranquilo, onde nada possa te distrair, e comece a sincronizar a sua respiração com a dele.

A primeira coisa que pode fazer é o abraçar e unir o seu peito ao dele. Preste atenção na respiração do seu pequeno e entre no ritmo, sempre em silêncio sem imitar os gritos e nem o choro. Aos poucos, comece a respirar mais devagar e continue assim até notar que o bebê compreendeu o ritmo e lhe siga. Mantenha-se deste modo até escutar e sentir o suspiro que anuncia o regresso da calma.

Um recurso alternativo para quando isto não funcione: sair de casa para passear, mesmo não havendo comprovação científica de que o vai e vem do automóvel ou do carrinho, e a mudança de ambiente, façam milagres.

Compreendendo o sono do bebê recém-nascido

O seu bebê está numa fase em que as mudanças ocorrem em tal velocidade que não pode ser comparada a nenhuma outra etapa da sua vida. Nem mesmo na adolescência crescerá e mudará com tamanha rapidez. Não se esqueça de que até pouco tempo vivia num lugar aconchegante e seguro, diferente de dormir num berço, que embora possa ser muito bonito, não é tão confortável quando a sua barriga.

O sono dos bebês não é igual ao dos adultos

Para ajudá-lo a dormir, é importante ter em mente alguns dados sobre é o sono dos bebês, principalmente porque têm um sono bastante diferente dos adultos e, às vezes, têm hábitos extremamente opostos.

Por exemplo, enquanto os grandes destinam 8 horas para descansar, os bebês reservam esta mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 16 horas são usadas para dormir, despertando a cada três horas para poder se alimentar.

Assim sendo, não é possível que os bebês recém-nascidos se adequem rapidamente aos nossos costumes. É mais fácil que o papai e a mamãe entendam que o modo como concebiam o descanso terá que mudar totalmente, pelo menos durante estes primeiros meses.

Aos três meses: criando hábitos

A partir dos três meses, os bebês começam a se adaptar e a ter períodos de sono – umas seis horas – mais prologandos pela noite. Você irá perceber porque nesta fase, o pequeno passa a ficar mais tempo acordado durante o dia. Desse modo, se suas intenções é criar hábitos de sono em seu filhinho, é recomendável esperar até o primeiro trimestre.

Enquanto você se acostuma a este novo caos que são as noites com um recém-nascido, pode aproveitar para intercambiar aprendizados. Enquanto aprende as características do sono do seu bebê, ele irá se adaptando a este novo mundo que você o apresenta.